O que devo perguntar na hora de escolher um imóvel novo?

by Luiza Trivelli

A escolha de um imóvel novo pode ser mais fácil se você tiver perguntas prontas a fazer ao corretor, com vista a eliminar um perfil indesejável. Tenha em mente o tipo de imóvel que pretende comprar e o quanto você tem de dinheiro ou de crédito disponível.

Fizemos uma lista de  perguntas  para você não ficar perdido nesse processo!

  • Localização

A localização do imóvel pode ter grande influência na sua decisão a depender dos seus objetivos: morar mais perto do trabalho, estar mais próximo ou mais distante do centro comercial, entre outros.

  • Acessibilidade

Confira se o imóvel é de fácil acesso tanto por meio de transporte coletivo quanto por veículo próprio. 

  • Condomínio

Pergunte se o imóvel terá taxa condominial e o valor estimado, porque será necessário avaliar se está dentro do seu orçamento e para conciliar o financiamento do imóvel mais o custo do condomínio.Consulte ainda o que o mesmo oferece e quais as normas.

O condomínio tem se tornado uma ótima opção para ter tudo num único lugar, academia, área de lazer, salão de festas, pode ser um bom investimento se você procura comodidade e conforto.

As normas são importantes: no caso de você ter um animal de estimação, por exemplo, é preciso saber se é permitido. O condomínio tem suas vantagens, descubra quais são e se te atende.

  • Documentação

Saiba quais os documentos necessários para a efetivação da compra, isso facilitará a negociação. 

  • Opções de pagamento

Questione sobre todas as formas de pagamento possíveis, assim você poderá optar pela que melhor se encaixe no seu orçamento. Se o pagamento é à vista, por financiamento, se aceita parte do pagamento utilizando um automóvel, um outro imóvel, ou ainda o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Averigue se o imóvel tem alguma pendência, como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). 

  • Expectativa de valorização do imóvel

Principalmente se o seu objetivo é comprar para depois investir, analise qual a expectativa de valorização. Alguns pontos que interferem na valorização são: infraestrutura, localização, segurança e acessibilidade.

  • Segurança

Conheça o ambiente, fale com as pessoas que já moram na vizinhança para se certificar da segurança e tranquilidade do local.

  • Estrutura

Tome ciência das plantas e projetos do imóvel, e confira o período de garantia da construtora quanto a possíveis defeitos na estrutura (pintura, instalações elétricas e hidráulicas, entre outros). Confira o tamanho do imóvel, inclusive a longo prazo, caso você esteja planejando aumentar a família. 

Aproveite e entre em contato com nossos especialistas! 

leia esses também