Vai pintar a casa? Leia este post

by admin

Pintar um cômodo ou o imóvel inteiro é sempre sinônimo de renovação e de trabalho. E se você decidiu colocar a mão na massa para renovar a pintura da sua casa ou apartamento, esse post é pra você! Vamos as dicas:

1 – Prepare Tudo

Primeiramente retire o máximo de móveis do cômodo que for pintar e os que não puder remover, proteja com jornais ou tecido. Não esqueça de forrar o chão, portas e janelas.

2 – Utensilhos

Reúna também todos os utensílios que você for utilizar. A lista do que você vai precisar é basicamente essa: Lixas de parede; Tinta na cor escolhida (mais abaixo saiba como calcular o quanto você vai usar); Pincel (trincha); Misturador de tinta; Rolo de lã; Pano de chão ou vassoura de pêlo; Bandeja para tinta; Fita crepe grossa; Papelão ou jornais para forrar o chão e os móveis; Escada.

3 – Prepare a parede

Lixe bem a parede que for pintar. Esse passo garante uma boa durabilidade e fixação da sua tinta, além  de retirar pequenas imperfeições que podem estar na parede.

4 – Prepare a tinta

Siga as instruções no rótulo da sua tinta para prepará-la.  Lembre-se de sempre escolher um produto de qualidade, pois esse é um investimento que vale a pena.

5 – Mão na Massa

Pegue o pincel e passe a tinta em todo o entorno da área que será pintada, rente à fita crepe. Depois venha preenchendo o espaço de dentro. Para uma pintura uniforme, usar a técnica do W é o melhor caminho. Pintar em linha reta dá mais trabalho na hora de concluir uma parede inteira. Não se assuste ao observar que a primeira demão não cobriu a parede totalmente. Aguarde e parta para a segunda parte da pintura.

6 – Repintura

Cerca de três horas depois, faça novamente o contorno rente à fita crepe com o pincel e passe a segunda demão com o rolo.

7 – Finalização

Antes de toda tinta secar, retire a fita crepe. Não se esqueça também de lavar todo material – como pincel, rolo, bandeja – com água corrente e seque bem antes de guardá-lo. Assim que a parede estiver totalmente seca, provavelmente depois de três ou quatro horas, limpe o chão e ponha tudo no lugar e pronto!

OBS: fique de olho na previsão do tempo! Se o clima estiver seco ou quente, a tinta não espalha e pode deixar manchas na sua parede e se o clima estiver muito úmido, a tinta terá maior dificuldade para secar. Por isso prefira pintar em dias com umidade menor que 10%.