Comprar uma casa é uma decisão muito importante na vida das pessoas e, para isso, é preciso saber como poupar dinheiro. A conquista de um lar está diretamente ligada a ocasiões especiais, como o surgimento de uma nova família ou a realização de um sonho.
Porém, por ser um investimento alto, muitas pessoas encontram dificuldades para dar início ao objetivo de comprar um imóvel. Sendo assim, é importante planejar-se financeiramente, juntando o máximo de dinheiro possível para este que será um dos mais importantes projetos da sua vida.
Como poupar dinheiro para a compra do imóvel
Vamos aprender boas maneiras de poupar dinheiro em busca da casa própria. São diversas alternativas possíveis: você pode utilizar a criatividade para adaptá-las à sua realidade.
Nós vamos sugerir que você siga as seguintes etapas:
1 – Junte dinheiro
Essa etapa é muito importante. Quanto maior a entrada que você puder investir, menor será o valor que você irá financiar. Avalie quanto você pode tirar de sua renda mensal e que não fará falta ao seu orçamento. Utilize uma planilha eletrônica para anotar todos os seus gastos e renda.
O ideal é poupar até chegar a um valor de 20% do imóvel desejado. Corte gastos que não sejam essenciais e dispense algumas contas fixas como plano de tv, por exemplo.
Caso tenha recebido uma promoção e está com uma folga no orçamento, mas ainda vai demorar um tempo para acumular o valor da entrada, procure um imóvel na planta. Neste momento, as incorporadoras tendem a ter planos de pagamento facilitados, já que a obra ainda não iniciou.
Assim, poderá fazer os pagamentos mensais no andamento da obra e ir acumulando uma reserva para a mudança!
2 – Quite as suas dívidas
Busque quitar o mais rapidamente possível as dívidas que você tenha. Em caso de compras a prazo, elas podem ter as parcelas antecipadas. Faça isso sempre que possível. Dívidas antigas podem ser renegociadas a valores menores junto aos seus credores.
3 – Defina um objetivo
É importante saber onde se quer chegar, e, no seu caso, é comprar um imóvel. Então defina o imóvel que você quer comprar. Isso vai mantê-lo motivado enquanto poupa dinheiro. E, sabendo o valor a ser atingido, isso irá ajudá-lo a definir o aporte mensal necessário e pré-calcular as futuras prestações.
Planejamento financeiro feito. E agora?
Chegou a hora de colher os frutos depois de tanto empenho em poupar para realizar o seu sonho de ter um imóvel próprio. Você já tem a casa dos seus sonhos definida, então faça contato com a incorporadora para retirar todas as suas dúvidas e dar início a uma nova fase em sua vida.
Leia também: O que devo perguntar na hora de escolher um imóvel novo?
Utilize o dinheiro economizado para dar como entrada em seu novo empreendimento. Se houver um valor excedente, você já o pode deixar guardado para quitar as primeiras taxas de contas e serviços dos primeiros meses do seu novo imóvel. Pegue as chaves e seja muito feliz com a sua família em seu novo lar!
Caso permaneça alguma dúvida, você pode fazer contato conosco que ficaremos muito satisfeitos em ajudar.